Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,58
Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   Símbolos do município

O Escudo Oval lembra o escudo do brasão de armas da República Rio-grandense, um dos maiores eventos da história do Brasil, quando, em pleno Império, o Rio Grande do Sul constituiu uma república e Viamão participou com o nome de Vila Setembrina.

A Bordadura em Ouro significa a riqueza do gado no início do povoamento de viamão, com data da primeira capela da Nossa Senhora de Conceição, padroeira da Casa reinante de Portugal.

O Sabre de Prata, com barrete frígido, evoca a república proclamada em 11 de setembro de 1836, o acampamento e as trincheiras dos revolucionários Farroupilhas na Lomba da Tarumã.

A Cor Azul do Campo simboliza a religiosidade dos primeiros povoadores que ergueram a capela de Nossa Senhora da Conceição de Viamão, representada por duas Torres de Prata, em torno da qual surgiu o povoado a partir de 1741.

O Campo Verde, na metade do extremo do escudo, assinala os campos de Viamão, abundância da nova terra e a vitória dos pioneiros, antigos tropeiros e sesmeiros.

As Duas Faixas de Prata designam os primitivos caminhos dos tropeiros que percorreram os campos de Viamão e povoaram as suas terras.

As Duas Lanças Cruzadas simbolizam a virtude dos guerreiros e de homens livres que povoaram os campos de Viamão.

A Cruz de Cristo, que as naus de Pedro Álvares Cabral traziam em suas velas, recorda o passado distante do povoamento português e açoriano e a audácia representada na cor vermelha e a integridade designada pela cor branca do centro da cruz.

                                                       

 

 

« voltar

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.