Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Notícias
Principal   Notícias
 
14/02/2017
› Viamão conquista Licença de Operação para Recuperação do Aterro

Após um intenso trabalho que colocou o aterro nos padrões exigidos pelos órgãos ambientais, a Prefeitura de Viamão conseguiu a Licença de Operação para Recuperação do Aterro Controlado, localizado no Passo do Morrinho. O documento, que tem validade de cinco anos, foi emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e divulgado na última semana. O prefeito André Pacheco explica que, desde 2013, a Administração Municipal vem trabalhando para recuperar o local e diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo. Dentre as ações já realizadas pela Prefeitura, estão a cobertura com argila da montanha de resíduos e a construção de cinco bacias de chorume equipados com bombas que fazem a circulação e tratamento deste efluente. 

"O investimento na área - impactada desde 1990 - foi na casa dos R$ 6 milhões a partir de 2013 e objetivou o encerramento do descarte dos resíduos e rejeitos domésticos no aterro, que ocorreu no final do mês de julho de 2015. Desde então, o local não recebe mais resíduo doméstico, que agora é encaminhado para São Leopoldo. Essas ações permitiram que o antigo lixão se transformasse em um aterro controlado. Todo esse trabalho foi reconhecido pela Fepam, que expediu o documento", comemora o prefeito. 

Para o atual secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, o fechamento do Aterro Controlado para recepção de resíduos da coleta domiciliar não significa o fim do trabalho de recuperação do passivo ambiental. "Pelo menos até 2035, estarão em operação os trabalhos de monitoramento no local". 

O secretário ressalta ainda que a Licença para Recuperação do Aterro estipula um plano de ação que dará continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado na área. "O documento estipula novas metas e prazos a serem cumpridos pela Administração Municipal, como por exemplo, plantio de gramíneas sobre a camada de argila que atualmente cobre a vala de disposição dos rejeitos, monitoramento e análise do chorume, monitoramento das águas subterrâneas, cortinamento vegetal ao redor do Aterro, entre outras ações descritas na Licença de Operação", explica o secretário.  

Atualmente, o Aterro Controlado é usado para o transbordo dos resíduos que agora são encaminhados para São Leopoldo e também para a recepção, separação e reaproveitamento dos resíduos inertes (restos de construção civil, podas de árvores, etc). 

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.