Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,58
Notícias
Principal   Notícias
 
02/03/2017
› Município e Estado trabalham juntos para a proteção da fauna silvestre

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está trabalhando intensivamente, em parceria com o Setor de Fauna da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), para proteger a fauna silvestre que vive no município. Os fiscais e técnicos da SMMA atendem a denúncias realizadas através do Fala Cidadão (telefone 156) ou resgatam animais debilitados ou em locais inapropriados, quando avisados. Conforme Decreto nº 6.514/2008, considera-se infração contra a fauna: “Matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.”

Nas últimas semanas foram realizadas duas ações no bairro São Tomé e apreendidos no interior de uma residência três trinca-ferro (Saltator similis) e dois canários-da-terra (Sicalis flaveola), na outra residência foram apreendidos seis canário-da-terra (Sicalis flaveola), três caturrita (Myiopsitta monachus), um azulão (Cyanocompsa brissonii), três tico-tico-rei (Lanio cucullatus) e duas saíras-viuvas (Pipraeidea melanonota). De acordo com o biólogo Fábio Mendes, os animais não apresentavam comportamento asselvajado, o que impossibilitou a soltura imediata deles. Todos os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem do Zoológico de Sapucaia, conforme orientação da SEMA. Os proprietários dos animais foram identificados e multados por manter em cativeiro animais silvestres sem autorização. “A criação de animais silvestres somente é possível com a autorização do órgão ambiental competente. Qualquer atividade em desconformidade é tratada como crime contra a fauna”, explica Mendes.

Já outra denúncia levou os fiscais e técnicos da SMMA a localizarem na Estrada Caminho do Meio duas gaiolas contendo aves silvestres sem o devido anilhamento. Foram encontrados um canário-da-terra (Sicalis flaveola) e um azulão (Cyanoloxia brissonii). De acordo com o biólogo, as aves apresentavam sinais de captura recente, sem lesão física, visto comportamento asselvajado, o que permitiu a soltura destas aves. As gaiolas foram recolhidas e serão destruídas. “Neste resgate não foi possível a identificação do proprietário destes animais, pois as gaiolas encontravam-se em um lote baldio”.

Com a ajuda da comunidade, que identifica os animais e avisa a SMMA, desde o início do ano já foram realizados diversos resgates da fauna silvestre, como gavião-carijó (Rupornis magnirostris), jararaca-pintada (Bothrops neuwiedi), gambá-da-orelha-branca (Didelphis albiventris), ratão-do-banhado (Myocastor coypus), bugio-ruivo (Alouatta guariba) e urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus). Os animais resgatados são destinados, conforme orientação da SEMA. O secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, informa que o Ministério Público será noticiado das ações para que instaure processo criminal contra os infratores.

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.