16/03/2017
› Hospital de Viamão promove encontro para apresentar Programa Jovem Aprendiz para PCDs

Desde 2014, diversas ações estão sendo realizadas em Viamão visando a inclusão social de Pessoas com Deficiência (PCDs) - por meio do mercado formal de trabalho, através do Programa Jovem Aprendiz. Este trabalho de inclusão social vem sendo desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Viamão (Secretaria de Educação, Saúde e Cidadania e Assistência Social), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de entidades e empresas parceiras. Na tarde de sexta-feira (10), no auditório do Centro Profissional Walter Graf, o Instituto de Cardiologia Hospital Viamão promoveu um encontro que teve o objetivo de conscientizar e sensibilizar as famílias sobre as potencialidades desses jovens e também para explicar como funciona a contratação dos Jovens Aprendizes.

O Instituto de Cardiologia está disponibilizando 15 vagas para contratação imediata através deste Programa. Durante o encontro, foi explicado que os alunos participantes farão um curso teórico no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e, concomitantemente, os jovens exercerão as funções, como aprendizes no Hospital, sendo remunerados. Desde que iniciou a implantação em Viamão, o Programa Jovem Aprendiz com turmas específicas para PCDs já possibilitou a inserção no mercado de trabalho de 60 de pessoas com deficiência. A captação destes jovens aprendizes está sendo realizada através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS (SMCAS), da APAE e da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Saiba mais sobre o Programa Jovem Aprendiz para PCDs - A proposta é oferecer uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, com formação teórica e prática assistida e orientada. A empresa assina a carteira de trabalho do jovem, que passará a receber todos os benefícios: férias, 13º salário, vale transporte, FGTS, etc. É importante ressaltar que a pessoa com deficiência que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderá fazer o curso de aprendizagem profissional sem perder essa remuneração, ou seja, o salário de aprendiz será acumulado com o recebimento do BPC por até 2 (dois) anos.

© Copyright Instar - 2006-2017.