22/03/2017
› Secretaria de Meio Ambiente resgata animal silvestre

Na segunda-feira (20/03), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizou mais um resgate de animal silvestre. Na ocasião, os agentes da Secretaria fizeram o salvamento de um filhote de bugio-ruivo (Alouatta guariba) que foi encontrado por um morador da região de Águas Claras. É importante ressaltar que o objetivo desse tipo de ação é resgatar e cuidar dos animais que se encontram em situação de perigo, e destinar por meio de soltura ou para Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), conforme orientação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).

Quando a Secretaria é acionada, vai uma equipe ao local, resgatam o animal e avaliam se o animal tem condições de retorno imediato ao seu habitat. No caso do bugio resgatado em Águas Claras, o animai foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PRESERVAS), onde recebeu os primeiros atendimentos, ficando em observação até a volta para o convívio natural.

O secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, orienta a população sobre o resgate de animais silvestres: ao presenciar algum animal em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, deve-se acionar a Secretaria. Os fiscais e técnicos da SMMA podem ser acionados por meio do telefone (51) 3492-7690 ou (51) 3492-7691, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

© Copyright Instar - 2006-2017.