Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Notícias
Principal   Notícias
 
31/03/2017
› Ação de combate à Tuberculose na Praça da Santa Isabel

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento adequado da Tuberculose, na quinta-feira (30/03), a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Saúde, realizou uma ação educativa de combate à doença, na Praça Santa Isabel. Na ocasião, os servidores da SMS conversaram com a população, orientaram sobre o diagnóstico da doença e o tratamento. De acordo com dados da SMS, em 2016, foram 193 casos da doença notificados em Viamão. A atividade também foi alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é lembrado sempre no dia 24 de março. 

Para a moradora, Ione Salgueiro Marczak Ciconet, a ação é uma ótima oportunidade para entender mais sobre a doença e saber como diagnosticar. "Meu pai teve tuberculose há muito tempo e demoramos para saber como tratar, hoje temos mais informações e por isso devemos ter mais atenção para esta doença, já que é fácil diagnosticar”.

Quem tem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ter tuberculose. Toda pessoa que apresentar esses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Desde agosto de 2015, Viamão conta com Teste Rápido para Tuberculose, o que agiliza o diagnóstico desta doença - a coleta do material é realizada em todas Unidades Básicas de Saúde e para o exame, são realizadas duas coletas de escarro. Viamão também conta com um Programa Municipal de Controle da Tuberculose que está localizado na Unidade de Saúde do Centro (Rua José Garibaldi, 470, Centro). O telefone de contato é (51) 3485-8020 e o e-mail é tbviamao@gmail.com 

O evento contou com o apoio e participação de representantes do Comitê Estadual de Enfrentamento a Tuberculose; do Conselho Municipal de Saúde; do COMDIM - Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; do PMCT - Programa Municipal de Combate a Tuberculose; e do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento. 

Saiba mais sobre a doença - A tuberculose pulmonar é uma doença contagiosa e é transmitida de pessoa a pessoa através da tosse, espirro e até mesmo da fala. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença. O tratamento é gratuito e quando realizado corretamente é eficaz, levando a cura. Além disto após 15 dias de tratamento, tomando corretamente os remédios, o paciente não oferece mais o perigo de transmitir a doença. Portanto fique alerta: todo o indivíduo que tiver com tosse por mais de três semanas deverá procurar pelos serviços de saúde para avaliação e investigação, pois este pode ser o primeiro sinal de tuberculose. Existe também a prevenção da tuberculose em crianças através da vacina BCG. 

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.