03/04/2017
› Eco Viamão planta a sementinha agroecológicas nos professores

Educadores de 17 escolas de Viamão, sendo 12 da rede municipal e cinco da rede estadual, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 30, do 1º Encontro de Formação Eco Viamão. O projeto será desenvolvido em escolas que já possuem horta ou as quais ainda não tenham, mas que possui potencial. O objetivo, segundo a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carina Appel, é abordar a horta de forma pedagógica, aliada a uma alimentação saudável. “O projeto não visa ficar restrito à escola, mas ser expandido para os quintais dos alunos e de toda comunidade.”

A parceria foi efetuada entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Ifrs) Campi Viamão, Restinga e Canoas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs), Emater, Escola Técnica de Agricultura (ETA) e Prefeitura de Viamão, a partir da aprovação do projeto pelo CNPq que liberou uma verba de R$ 90 mil para custear oito bolsistas, com o apoio de ONGs Guayí (Porto Alegre) e Maricá (Viamão). No recesso escolar, uma equipe do Instituto Federal, UFRGS e Secretaria Municipal de Educação (SME) visitaram as escolas convidadas a participar do projeto a fim de verificar os espaços disponíveis para implantação das hortas, bem como conhecer as hortas já existentes. Na ocasião, também foi realizado o georreferenciamento da área e uma breve análise do solo.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, destaca que faz parte da missão da Educação fazer a diferença na comunidade em que a escola está inserida. “É nosso compromisso avançar e dar continuidade aos projetos firmados na gestão anterior.” Para o coordenador-geral do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – Eco Viamão, Claudio Fioreze, que é engenheiro agrônomo e professor da Ifrs, será a oportunidade de construir o processo de ecologização produtiva e social. “Ou seja, vamos orientar e incentivar as escolas a produzirem hortas agroecológicas, com o objetivo de inserir alimentos orgânicos na merenda escolar. Esse projeto também engloba os produtores rurais, que serão convidados a investir numa produção de alimentos orgânicos para a merenda escolar. O objetivo é que a SME compre 100% de produtos orgânicos até o ano de 2018 para a merenda escolar”, destaca Fioreze.

O engenheiro agrônomo ressalta que trabalhar a formação de agricultores na produção orgânica é fomentar e popularizar uma alimentação mais saudável, ao alcance de todos, oportunizando trabalho e renda. “Será a volta das feiras agroecológicas em várias regiões da cidade, a ocupação de terrenos baldios com acúmulos de lixo, transformando-os em espaços comunitários de plantios. As escolas serão os faróis agroecológicos para as comunidades.”

A doutoranda e professora da Ufrgs, Fabiana da Cruz, fala que o trabalho será feito de forma integrada para aproximar quem está produzindo de quem consome. “Vamos envolver os alunos, professores e merendeiras tanto nas atividades de formação, quanto nas atividades práticas.” Fabiana destaca o grande consumo das famílias, e em consequência das crianças, de produtos industrializados. A consequência é o sobrepeso. Uma pesquisa na rede, com crianças do jardim ao 5º ano, apontou que 55% das crianças estão com sobrepeso ou na faixa da obesidade. “Isso pode significar crianças e adolescentes hipertensos e diabéticos. Queremos plantar a sementinha nas crianças de que comer bem é fundamental para se ter uma vida saudável. Elas serão protagonistas no processo de alimentarem-se bem. Buscar da terra a nutrição”, encerra Fabiana.

Após, cada representante apresentou sua escola e, por meio de fotos, mostrou o espaço que está sendo disponibilizado para o plantio.

Escolas participantes:

– EMEF Dom Diogo de Souza

– EMEF Nossa Senhora da Conceição

– EMEF Santa Maria

– EMEF Humberto de Campos

– EMEF Farroupilha

– EMEF Monte Alegre

– EMEF Monteiro Lobato

– EMEF Guerreiro Lima

– EMEF Sargento Raymundo Soares

– EMEF Quatorze de Setembro

– EMEF Frei Pacifico

– EMEF Apolinário Alves do Santos

– EEEM Santa Isabel

– EEEM Setembrina

– EEEF Rui Barbosa

– EEI Karaí Arandu

– EEEF Dr. Liberato Salzano Vieira

© Copyright Instar - 2006-2017.