03/04/2017
› Frei Pacífico recebe 1º Encontro Aurora

A EMEF Frei Pacífico, localizada em Itapuã, recebeu cerca de 140 professores das nove escolas que participam do Projeto Aurora – Escolas Inovadoras, durante a última sexta-feira, dia 31. Foi o 1º Encontro Aurora, promovido pela Fundação Telefônica/Vivo e Instituto Tear de Inovação (ITI), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Durante o dia, aconteceram, simultaneamente, quatro oficinas: Projetos de Aprendizagem e Construção do Conhecimento em Processos Interdisciplinares – Um Currículo para o Futuro, ministrada por Beatriz Magdalena; Sem Medo da Indisciplina – a Construção Participativa da Disciplina e da Autonomia, ministrada por Armgard Lutz; Desenvolvendo Soluções para Aprender a Aprender Robótica na Sala de Aula, ministrada por Cristiane Cabral; e, Brincando se Aprende? Criatividade e Prototipagem da Educação Infantil às Séries Iniciais, ministrada por Rodrigo Soriano.

O diretor Pedagógico, Valnei Veloso, abriu o encontro, desejando um ótimo dia de aprendizagem e troca de experiências. “O projeto é muito inovador e vem ao encontro das perspectivas dos alunos. Ele está trazendo gratificação tanto para o aluno, quanto para a escola.” O secretário de Educação, Carlos Bennech, acompanhou as oficinas e disse que é hora de avançar e fazer a diferença. Já o presidente do ITI, Juliano Bittencourt, destaca que o projeto é transformador. “O ciclo de inovação é construir, mediar e aprender.”

Oficinas:

A palestra de Beatriz trouxe diferentes situações prático-teóricas, utilizando tecnologias digitais capazes de suscitar reflexões acerca dos processos de aprendizado dos alunos e de professores. Armgard fala que é necessário que o professor faça uma escuta sensível dos seus alunos e dá dicas de como fazer exercícios de integração e disciplina. “Alunos e professores vivem na gangorra de ora vítimas, ora agressores. Contudo, não há disciplinamento e nem violências que se instalam subitamente. Resultam de um processo de acumulação. Daí a necessidade de um processo educativo preventivo, como forma de antecipação aos fatos mais e menos graves”, explica a educadora.

Cristiane, abordou métodos e práticas de incentivo ao Aprender Fazendo, a partir da robótica e da prototipagem, como campos para criar e modelar soluções para os problemas. “São nos processos de elaboração e testagem de hipóteses, e de análise do papel do erro, que ocorre a aprendizagem.” Soriano apresenta possibilidades e ideias para a realização de práticas construtivas e criativas em sala de aula ou fora dela, da Educação Infantil aos Anos Iniciais, de forma teórica e prática.

“Foi um dia espetacular! Que tenhamos mais formações assim”, expressa a diretora da EMEI Cisne Branco, Célia Rodrigues. Para o diretor da EMEF Felisberto da Costa Nunes, Mauro Abreu, o dia foi de muito trabalho. “É muito bom fazer parte disso tudo!”

Saiba mais:

• A partir do projeto “Escolas Rurais Conectadas”, realizado através de uma parceria entre a Fundação Telefônica/Vivo e a Prefeitura de Viamão, em agosto de 2013, a ideia foi apresentado para mais oito escolas, em 2015, e dada a oportunidade de inovar. Durante todo ano de 2015 foram feitos encontros e os professores preparados para começar o ano de 2016 trilhando um novo caminho.

• Cada uma das escolas integrantes do projeto Aurora (nome escolhido por votação e sugerido pela EMEF Santa Isabel), está inovando em uma área distinta. Aurora remete ao nascer, desabrochar para uma era com práticas que despertam o aprendizado.

Publicado: 03 de ABRIL de 2017
Frei Pacífico recebe 1º Encontro Aurora

© Copyright Instar - 2006-2017.