Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Notícias
Principal   Notícias
 
04/04/2017
› Avaliação Final da Chamada Pública do Leite é realizada em Viamão

Aconteceu na última quinta-feira (30/03), na sede no Piquete Laço Aberto, na Costa do Oveiro, a avaliação final do Programa Chamada Pública do Leite - que atendeu durante três anos a 75 produtores de leite no município. A Chamada Pública do Leite foi executada pela Emater/RS-Ascar Viamão com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade do produto dos agricultores familiares que praticam a atividade leiteira no município. Conforme dados apresentados durante o encontro, em 2016, foram mais de 11 milhões de litros de leite produzidos em Viamão - uma média de 30 mil litros produzidos por dia. 

Entre as atividades que foram desenvolvidas com os produtores estão palestras, encontros, visitas, dias de campo e seminários. Em cada ação desenvolvida são abordados temas relacionados à melhoria da qualidade do leite, o manejo mais adequado dos animais, a gestão da atividade leiteira, a redução dos custos de produção, melhoramento das pastagens, entre outros.

O secretário de Agricultura, Carlos Remi Pacheco, presente no encontro palestrou sobre ações de incentivo aos produtores de leite. Ele citou a recente aquisição de maquinário - conjunto de fenação: ancinho, enfardadeira e segadeira - que serão utilizados para contribuir na produção de feno para alimentação do gado bovino. Ele também falou sobre o convênio com o Governo do Estado que irá beneficiar 80 agricultores familiares produtores de leite de Viamão na aquisição de mudas, sementes e adubação para implantação de um hectare de pastagem em cada propriedade - o objetivo é suprir as necessidades dos rebanhos no período de inverno. Por último, destacou sobre o projeto que foi encaminhado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para aquisição de um caminhão refrigerado para a coleta e transporte do leite, que servirá como forma de incentivo aos pequenos produtores, garantindo o transporte adequado da propriedade até a empresa responsável pelo beneficiamento do produto. 

O encerramento da política pública não significa o encerramento do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social. Na avaliação final foi aplicado um questionário aos participantes - através deste acompanhamento, os técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar conseguirão dar uma assistência de forma mais contínua. Durante o encontro, também foram abordados temas como a organização da vacinação das terneiras contra a Brucelose, e ainda a organização e formação da comissão organizadora da Festa das Terneiras Leiteiras 2017, que acontecerá no mês de outubro. 

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.