Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Notícias
Principal   Notícias
 
11/04/2017
› André Pacheco faz um balanço dos 100 dias de governo

Medidas administrativas de contenção de despesas e atração de empresas

driblam a crise financeira e permitem investimentos em diversas áreas

        

         O prefeito, André Pacheco, fez um balanço dos seus primeiros 100 dias de governo e destaca os desafios que estão sendo superados para avançar os compromissos assumidos. Com a diminuição dos repasses federal e estadual, Pacheco elenca como principal ação o ajuste de contas para avançar nas propostas de governo.

1. GESTÃO

         Pacheco considera como suma importância a Reforma Administrativa, aprovada pela Câmara de Vereadores, em fevereiro. “Ela tem por objetivo tornar a máquina pública mais eficiente, menos burocrática, mais produtiva e econômica, procurando sempre reduzir custos, mas sem diminuir serviços públicos. Para os funcionários, o novo Plano de Carreira garantirá um ambiente de crescimento, valorização do bom profissional e a garantia de uma aposentadoria digna.”

2. ECONOMIA

         A busca ativa dos contribuintes que estão em débitos com a Prefeitura foi outra medida tomada por Pacheco para aumentar a fonte de recursos próprios do município. A Prefeitura firmou convênio com o Poder Judiciário para criação do Núcleo de Conciliação, que será um espaço que oportunizará aos contribuintes a renegociação de seus débitos com a municipalidade, inclusive com descontos nas multas e nos juros e também com a possibilidade de parcelamento. As negociações serão referentes às dívidas de IPTU, ISS, entre outros tributos, que já tramitam na Justiça, sendo os contribuintes notificados. Ainda na busca ativa de recursos para o município, a gestão atual encaminhou parceria com a CDL/SPC.

3. EMPREGO     

         A atração de empresas também vem ao encontro da política econômica do município, gerando emprego, renda e mais impostos. Neste sentido, mais uma empresa escolheu Viamão para crescer junto e está realizando a terraplanagem no Distrito Industrial do Cocão (DIC). É a Concresul, que possui unidades em 12 municípios do Estado.

         A revisão das áreas do DIC, que anteriormente haviam sido doadas para empresas que não conseguiram se instalar em Viamão, devido à crise, está contemplando a instalação de outras indústrias, como a Sul Modulos, Imperart Móveis Personalizados, Fraldas SK, Artefatos Confiança, entre outras. A Beatec, indústria de relógios, também escolheu Viamão para crescer. Adquiriu área e a Prefeitura está disponibilizando incentivos para a sua instalação.

         A Prefeitura está qualificando o trabalhador informal para que ele tenha o seu MEI e possa crescer e contribuir com município. Nessa etapa, o governo firmou parceria com o Sebrae para qualificar e dar suporte às ferramentas de gestão. O governo também está buscando a atração de uma indústria de beneficiamento do arroz. Viamão é o maior produtor do grão na região Metropolitana de Porto Alegre.

         Emprega Viamão é uma nova ferramenta que ganha espaço no site oficial do município. Empresas terão um link onde poderão cadastrar as vagas disponíveis. Os candidatos às vagas cadastrarão seus currículos e visualizarão as vagas disponíveis pelas empresas. A partir do momento em que o candidato mostrar interesse para a vaga, a empresa será informada pelo sistema e fará o contato. “É uma forma simples e eficiente que encontramos para aproximar o empresário do trabalhador que busca uma colocação no mercado de trabalho”, conclui o prefeito.

4. SAÚDE

         Mesmo com a diminuição dos repasses na área da saúde, os investimentos continuam: UBS São Lucas; estendimento do horário do Caps II AD Nova Vida até às 21 horas, de segunda a sexta-feira; e, mutirão da Saúde para agilizar atendimentos médicos realizado dia 8 de abril na UR Centro e UBS Águas Claras. A Campanha de Combate ao mosquito Aedes Aegypti está ganhando reforço das escolas para multiplicarem as ações preventivas nas comunidades. “Em 2016, o município registrou 154 casos confirmados de dengue e, neste ano, no mesmo período, com as ações preventivas disseminadas, esse número caiu para apenas um caso”, comemora Pacheco.

5. SANEAMENTO

         O saneamento básico também é um agente promotor da saúde pública. A partir da renegociação do contrato com a Corsan, a Companhia está viabilizando em 2017 uma Parceria Público-Privada (PPP) para atingir a cobertura de 87,3% da coleta e tratamento de esgoto no município, num prazo de 11 anos, em que até 2016 estava previsto para acontecer em 40 anos. Atualmente, Viamão conta apenas com 1% de esgoto tratado.

6. EDUCAÇÃO

         A tão sonhada quadra poliesportiva coberta, da EMEF Jardim Outeiral, agora está se tornando realidade. “Com recursos próprios, estamos investindo para propiciar àquela escola um espaço coberto para as atividades desportivas e reuniões da comunidade”, explica o prefeito. A Jardim Outeiral é umas das nove escolas inovadoras Aurora e seu projeto destaca a música como transformação social.

         Também nestes 100 dias começou a construção de duas escolas pró-infância: a Tarumã e a Recanto da Lagoa. Outra escola de educação infantil que recebendo ampliação é a Cisne Branco, na São Lucas. Pavimentação no pátio, banheiros acessíveis, refeitório e cozinha.

7. TRÂNSITO

         Controles eletrônico de velocidade, radares móveis e avanço de sinal vermelho estão aliados à segurança e à educação no trânsito. Em locais em que há a presença desses redutores de velocidade, o índice de acidentes está diminuindo. “O que está em jogo é a valorização da vida, não a vitimização do infrator. Quem passa o sinal fechado ou em excesso de velocidade está errado e deve ser responsabilizado por isso. Quantas pessoas sofrem acidentes com sequelas gravíssimas todos os dias? É com esses que a gente precisa se preocupar”, assegura Pacheco.

8. INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

         A infraestrutura está aliada à mobilidade urbana. Em apenas 100 dias foram asfaltados cerca de quinze mil metros de vias que perfazem linhas de ônibus. Vias que proporcionarão um circuito para circulação interna, desafogando o tráfego em vias mais movimentadas.

         No Jardim Viamar, as ruas N, H e S receberam pavimentação asfáltica, além da avenida Figueiras.

         Na grande Santa Isabel, o asfalto está unindo  de trechos das ruas Goiás, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Moisés Boneti, Barão do Belém, Travessa Domingues, Recreio, Dr. José Carlos Pereira, João Pedro Bom e Veranópolis.

         Na Augusta, as ruas Saara e Osvaldo Godoy Gomes também receberam camada asfáltica. Junto às pavimentações são feitas as canalizações pluviais, sinalização viária horizontal e vertical.

         Outras três importantes vias estão sendo preparadas para receber pavimentação asfáltica: a rua Flodoaldo Feijó, que liga o Centro ao Tarumã, receberá camada asfáltica no trecho entre a avenida Bento Gonçalves e a Raul Cabral de Menezes, seguindo pela rua Raul Cabral de Menezes, no trecho entre a Flodoaldo Feijó e Açores; e, a avenida João Carlos Viale Dias, que está recebendo a rede de esgotamento cloacal para viabilização, posteriormente da pavimentação asfáltica, num trecho de 1.408 metros lineares.

         A revitalização do Arroio Feijó está transformando a região das Augustas. Obras estruturais, como a construção de muros de gabião em alguns trechos do leito do arroio, que visa acelerar a drenagem da água e evitar problemas ocasionados pelo excesso de chuva, estão proporcionando uma reorganização das áreas públicas. 

9. MEIO AMBIENTE

         Após um intenso trabalho que colocou o aterro nos padrões exigidos pelos órgãos ambientais, a Prefeitura de Viamão recebeu a Licença de Operação para Recuperação do Aterro Controlado, localizado no Passo do Morrinho. Isso significa que o governo dará continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado na área, como o plantio de gramíneas sobre a camada de argila, que atualmente cobre a vala de disposição dos rejeitos, monitoramento e análise do chorume, monitoramento das águas subterrâneas, cortinamento vegetal ao redor do Aterro, entre outras ações.

10. CALÇADAS

         Novas regras para as calçadas de ruas e avenidas pavimentadas passam a valer com o Decreto 014/17, firmado pelo prefeito. A utilização do passeio deverá priorizar a circulação dos pedestres com segurança, conforto e acessibilidade, em especial nas áreas com grande fluxo de pessoas. Os proprietários dos imóveis receberão prazo para adequação dos passeios, padronizando os espaços públicos. “Enfim, nesse curto espaço de tempo, estamos trabalhando muito e, juntos, faremos mais”, finaliza o prefeito.

 

Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 11 de ABRIL de 2017
André Pacheco faz um balanço dos 100 dias de governo

Medidas administrativas de contenção de despesas e atração de empresas driblam a crise financeira e permitem investimentos em diversas áreas

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.