18/04/2017
› Prefeito, secretário de Saúde do Estado e direção do IC pactuam mais partos

“Juntos somos mais. Juntos, unimos mais forças, formamos parcerias e podemos fazer mais por nossa população”, expressa o prefeito, André Pacheco, ao final da reunião com o secretário de Saúde do Estado, João Gabardo, com o superintendente Geral do Instituto de Cardiologia, Rogério Pires, com o diretor Médico do Hospital de Cardiologia de Viamão (HCV), João Camargo, com o diretor Administrativo do HCV, Leandro Santos, e com o diretor do Departamento de Ações em Saúde do Estado, Elson Farias.

A reunião

Diante da crise que abalou o Hospital de Cardiologia Viamão (HCV), o superintendente procurou o prefeito em fevereiro deste ano para buscar alternativas para baixar custos. Na época, foram externadas algumas alternativas, como regionalizar os partos em Alvorada e os atendimentos de traumatologia e neurologia em Viamão, mas Pacheco não via a alternativa de não nascer mais crianças no município com bons olhos.

De lá, para cá, a proposta foi levada pelo superintendente ao secretário de Estado, que ficou estudando alternativas. Hoje, o encontro na Secretaria de Saúde do Estado foi para unir forças e formar parcerias para que o HCV não só continue fazendo partos, como esse número seja aumentado de 70 para 120 mensais. “O município vai intensificar o atendimento das gestantes no pré-natal, o HCV se comprometeu em realizar mais partos e o Estado, em fazer um sistema lógico de conexão entre a rede municipal de saúde e a obstetrícia do HCV”, explica Pacheco.

Já nesta quinta-feira, dia 20, pela manhã, acontecerá a primeira reunião de trabalho entre as equipes de saúde do município, Estado e obstetrícia do Hospital de Cardiologia Viamão. O objetivo é que o município torne-se referência em atendimento às gestantes.

© Copyright Instar - 2006-2017.