Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Notícias
Principal   Notícias
 
24/04/2017
› Dia do Índio, Semana Missioneira e Dia do Tropeirismo são comemorados em Viamão

Na última quinta-feira, dia 20 de abril, a Prefeitura de Viamão realizou uma atividade cultural em comemoração às datas comemorativas do mês de abril: Dia do Índio (19/04), Dia do Tropeirismo (20/04) e Semana Missioneira. O evento, que ocorreu no Centro Municipal de Cultura e Esporte, foi uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura - com apoio das secretarias de Educação e Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Na programação, homenagens; apresentações do coral indígena, de música missioneira e danças gaúchas; palestra sobre tropeirismo e sobre os povos missioneiros, entre outras atividades.

"Este evento teve a finalidade de promover a cidadania e prestigiar aquelas pessoas que efetivamente participam do crescimento das riquezas do nosso Estado e do nosso município", destacou o secretário municipal de Cultura, Luciano Alves. 

Um dos objetivos do evento foi homenagear os povos indígenas. O cacique Jaime Verá e a comunidade indígena do Cantagalo, prestigiaram a atividade e mostraram a sua cultura, através da dança, linguagem e seu artesanato. 

A atividade também foi alusiva ao Dia do Tropeirismo - uma homenagem aos homens que ajudaram a desbravar o Brasil, durante os séculos 18 e 19, transportando gados e mulas. Foi realizada uma palestra sobre a importância de Viamão na rota dos tropeiros, com o professor Francisco Bittencourt, além de uma homenagem ao viamonense José Tropeiro, que cruzou o Estado em cima do lombo de uma mula por várias décadas. Muitas cidades ao longo desta rota foram sendo construídas e Viamão foi importante para a rota dos tropeiros. Os percursos podiam durar várias semanas e envolvia os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. 

Neste ano, Viamão integrou a programação do calendário oficial da Semana Missioneira. Para promover o resgate da cultura guarani e a conscientização sobre a importância dessa herança para os gaúchos, foi realizada a palestra "1ª saga fundante do Rio Grande do Sul", com o cientista político Antonio Roberto Vigne, do Centro Cultural Vila Sampaio.  

A atividade contou ainda com apresentação de músicas missioneiras do cantor Guto Coelho; apresentação de invernada gaúcha do CTG Setembrina dos Farrapos;declamação de Poesia "O Gaúcho", com Lair Nascimento, do CTG Armada Grande; e a transmissão ao vivo da rádio comunitária Santa Isabel. 

Participaram do evento, o secretário municipal de Cultura, Luciano Alves, o secretário de Educação, Carlos Benneche, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Rita Cardozo, e o secretário de Esporte e Lazer, Miro Braga, além de alunos de escolas municipais e integrantes dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos dos CRAS. 

 

Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 20 de ABRIL de 2017
Dia do Índio, Semana Missioneira e Dia do Tropeirismo são comemorados em Viamão

A Prefeitura de Viamão realizou uma atividade cultural em comemoração às datas comemorativas do mês de abril: Dia do Índio (19/04), Dia do Tropeirismo (20/04) e Semana Missioneira. O evento, que ocorreu no Centro Municipal de Cultura e Esporte, foi uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura - com apoio das secretarias de Educação e Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Na programação, homenagens; apresentações do coral indígena, de música missioneira e danças gaúchas; palestra sobre tropeirismo e sobre os povos missioneiros, entre outras atividades.

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.