Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,58
Notícias
Principal   Notícias
 
03/05/2017
› SME realiza formação sobre ´Adaptação Curricular na Educação Inclusiva´

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Núcleo de Políticas Inclusivas (NPI), realizou na quarta-feira e quinta-feira, 26 e 27 de abril, uma formação sobre 'Adaptação Curricular na Educação Inclusiva', com os coordenadores pedagógicos e professores das salas de recursos da Rede Municipal de Ensino. A atividade chamou a atenção e sensibilizou os profissionais para o respeito às diferenças e a importância de entender o indivíduo como ser pleno e com talentos a serem desenvolvidos. A programação incluiu palestra com a equipe do NPI, trocas de experiências entre os profissionais, esclarecimento de dúvidas, dinâmicas e apresentação de vídeo. Os assuntos abordados vão de encontro às adaptações curriculares que atuam como facilitadoras do processo de inclusão. 

A coordenadora do NPI, Maria Helena dos Santos, explica que o objetivo da capacitação é preparar os profissionais para que eles possam trabalhar para minimizar as dificuldades encontradas com as crianças com deficiência. "Essa formação é importante para que todos vejam a Educação Inclusiva com um olhar diferenciado e entendam que ela precisa estar dentro do contexto regular de ensino. A escola deve destacar as potencialidades do aluno, no lugar das dificuldades", ressaltou. 

Dando as boas vindas aos participantes, o secretário Municipal de Educação, Carlos Bennech, destacou a importância de momentos de reflexão sobre a prática pedagógica. "Que destes encontros possam sair soluções práticas frente aos desafios e dificuldades encontradas diariamente, sempre buscando o crescimento do aluno com necessidades educacionais especiais". 

O diretor pedagógico, professor Valnei Veloso, explica que as adaptações curriculares oportunizam o crescimento do aluno com deficiência. "Os ajustes e modificações que devem ser promovidos para responder às necessidades de cada aluno, favorecem as condições que são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem", explica.      

SAIBA MAIS - O currículo adaptado para alunos com deficiência trata de um meio que visa adequar as atividades acadêmicas à compreensão daqueles que - por suas condições cognitivas, físicas ou sensoriais - não acompanham o que é proposto regularmente. 

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.