Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Notícias
Principal   Notícias
 
04/05/2017
› Escola Jardim Outeiral assiste à apresentação musical da UFRGS

Mais de 100 estudantes dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Jardim Outeiral lotaram o auditório do Centro Profissional Walter Graf, na tarde de quarta-feira, 3 de maio, quando assistiram a uma apresentação com alunos/pesquisadores do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A iniciativa faz parte do programa de extensão da UFRGS 'Música por Meios Eletrônicos'. 

Conforme o professor da UFRGS e coordenador do projeto, Eloy Fritsch, a ação teve como objetivo levar uma atividade musical didática sobre como é feita a música por meios eletrônicos, a partir do uso de sintetizador, bateria eletrônica, baixo elétrico, keytar e theremini. Ele explicou ainda que a ação propicia a popularização do conhecimento produzido na Universidade, estimula o interesse de crianças e adolescentes pela música e suas possibilidades, além de possibilitar a interação entre participantes e os pesquisadores.

De acordo com o diretor pedagógico, professor Valnei Veloso, a EMEF Jardim Outeiral foi escolhida para assistir ao espetáculo pois está inserida no projeto Escolas Inovadoras Aurora e, ao longo do ano, a instituição trabalha a musicalidade como transformação social. "A música cumpre um papel educativo e social e, além disso, contribui para a formação cultural. A atividade oferecida irá estimular ainda mais a criatividade e o talento dos nossos alunos", destacou.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, participou do evento e ressaltou a importância do acesso dos estudantes ao universo da música. "A iniciativa contribui para a descoberta e convivência com a arte. É uma experiência enriquecedora para os jovens e algo que não irão esquecer", finalizou. 

Após a apresentação musical, os alunos foram convidados para subirem ao palco e interagirem com os instrumentos eletrônicos. O aluno Anderson dos Santos fez questão de experimentar todas as possibilidades musicais, sob orientação dos músicos, mostrando interesse em aprofundar o contato com a música. 

No repertório da apresentação, arranjos especiais para trilhas sonoras de filmes famosos como Star Wars, Indiana Jones, Super Homem e Piratas do Caribe. O show contou ainda com músicas autorais do coordenador do projeto Eloy Fritsch e um Medley (pot-pourri) de músicas clássicas de autores como Beethoven e Bach. Ao todo, foram nove canções interpretadas pelo professor da UFRGS e coordenador do projeto, Eloy Fritsch, e pelos bacharelandos em música popular na UFRGS, Luiz Carlos Oliveira e Felipe Dreyer. Cada execução foi acompanhada por projeções de vídeo-arte e cenas de filmes, realizada pelo mestrando em Artes Visuais da UFRGS, Peter Gossweiller. Também integra o projeto, o técnico em áudio e vídeo, Alexandre Alves. 

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.