12/05/2017
› Prefeitura encerra Semana de Segurança no Trânsito com palestra educativa

Uma ação com palestra e vídeo, realizada por agentes de trânsito na manhã desta sexta-feira (12/05), aos alunos do 9º ano da EMEF Vinte de Setembro, na Cecília, encerrou as atividades educativas da 4ª Semana Mundial de Segurança no Trânsito da ONU no Brasil. A Semana iniciou com o firmamento de compromisso com a Fundação Thiago Gonzaga para o desenvolvimento da campanha “Vida Urgente Viamão”, na EMEF Farroupilha, Orieta.

Durante a semana, em diversos pontos do município, aconteceram blitze educativas, com entrega de material orientando para a redução da velocidade. O prefeito de Viamão, André Pacheco, comemora um balanço que pôde ser feito a partir da implantação de fiscalização eletrônica no município. “Conforme registros dos equipamentos fixos, a velocidade, comparada entre os meses de março e abril, decresceu significativamente. Em vias com fluxo diário de cerca de 3 mil veículos, no período caiu de 10 para três veículos notificados/dia por excesso de velocidade máxima. Isso é um avanço, pois o motorista passa a trafegar na via dentro do limite de velocidade máxima permitida e, consequentemente nas demais malhas viárias.”

Estudos mostram que a principal causa de acidentes é a imprudência do condutor aliada ao excesso de velocidade. Experiências em todo o mundo demonstram que um dos meios mais eficazes para reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito é a adoção de um programa de fiscalização eletrônica.

“Algumas pessoas falam que a fiscalização eletrônica visa colaborar com a ‘indústria das multas’, mas para a nossa visão só existe indústria de multa quando há infratores. Quem conduz dentro da lei não corre o risco de tomar multa. As velocidades máximas e o avanço de sinal vermelho devem ser respeitos pela própria segurança das pessoas. Cabe ao cidadão fazer a sua parte”, encerra Pacheco.

Cabe salientar que o município possui 17 locais com fiscalização eletrônica permanente, com velocidades máxima de 40Km/h e de 60Km/h. Destes aparelhos, seis marcam o avanço de sinal vermelho.

Saiba mais:

Equipamentos Eletrônicos de Velocidade Fixos: redutores (lombadas eletrônicas) e controladores de velocidade, que são instalados de maneira permanente. Precisam de um estudo prévio para justificar o investimento antes de serem colocados no local.
Equipamentos Eletrônicos de Velocidade Estáticos: equipamento fica em veículo parado ou sobre um tripé. Popularmente, eles são chamados de "móveis".

Locais onde estão instalados os equipamentos:

– Estrada Capitão Gentil Machado de Godoy (em frente ao número 2.400), pardal onde a velocidade máxima permitida é 60Km/h;

– Estrada Capitão Gentil Machado de Godoy (em frente ao número 4.500), pardal onde a velocidade máxima permitida é 60Km/h;

– Rua dos Açores (em frente ao número 951), lombada eletrônica onde a velocidade máxima é de 40Km/h;

– Rua dos Açores (em frente ao número 204), lombada eletrônica onde a velocidade máxima é de 40Km/h;

– Rua Cirurgião Vaz Ferreira (em frente ao número 51), avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade máxima de 40Km/h;

– Estrada Bérico Bernardes (em frente ao número 48), avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade máxima de 40Km/h;

– Estrada Bérico Bernardes (em frente ao número 1.690), pardal onde a velocidade máxima permitida é 60Km/h;

– Estrada Bérico Bernardes (em frente ao número 3.374), pardal onde a velocidade máxima permitida é 60Km/h;

– Estrada Caminho do Meio (em frente ao número 3.899), pardal onde a velocidade máxima permitida é 60Km/h;

– Estrada Caminho do Meio (em frente ao número 1.700), pardal onde a velocidade máxima permitida é 60Km/h;

– Rua Plácido Mottin (em frente ao número 1.000), avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre;

– Avenida Liberdade (em frente ao número 1.696), barreira onde a velocidade máxima permitida é de 40Km/h;

– Avenida Liberdade (em frente ao número 1.770), avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade máxima de 40Km/h;

– Rua Rincão da Querência (em frente ao número 23), avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre;

– Avenida Liberdade (em frente ao número 1.710), avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre;

– Avenida Liberdade (em frente ao número 843), lombada eletrônica onde a velocidade máxima é de 40Km/h;

– Avenida Walter Jobim (em frente ao número 260), lombada eletrônica onde a velocidade máxima é de 40Km/h.

© Copyright Instar - 2006-2017.