Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,58
Notícias
Principal   Notícias
 
24/05/2017
› Saúde e Hospital de Viamão elaboram plano de ação para qualificação da atenção ao pré-natal e parto

Desde que o município firmou acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e com o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão (HCV), em 18 de abril, numa reunião realizada na SES, para que o HCV aumente progressivamente o número de partos, algumas reuniões de trabalho já aconteceram. Na manhã desta quarta-feira, dia 24 de maio, o secretário Municipal de Saúde, Luis Augusto Carvalho, apresentou em reunião ao prefeito, André Pacheco, ao diretor Médico do HCV, João Camargo, ao diretor Administrativo do HCV, Leandro Santos, e ao diretor do Departamento de Ações em Saúde do Estado, Elson Farias, o Plano de Ação para a qualificação da atenção do pré-natal.

A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), enfermeira Michele Galvão, explicou que cada gestante que realizar a primeira consulta pré-natal na unidade de saúde, vai receber na sua Carteira de Gestante um carimbo que sinaliza sua referência ao HCV para parto. Os profissionais que realizam atendimentos de pré-natal realização curso de qualificação da atenção ao pré-natal de baixo risco, em parceria com a SES e HCV, nos meses de junho e outubro.

A relação/comunicação entre o Hospital e SMS irá estreitar e, semanalmente, serão enviados relatórios sobre os atendimentos a gestantes que forem realizados no Hospital para que a rede municipal de saúde possa identificar e acompanhar o pré-natal destas gestantes. Semanalmente também serão enviados relatórios pelo HCV sobre os partos que foram realizados para que a SMS marque a primeira consulta da mamãe e bebê na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

O Hospital terá acesso ao prontuário eletrônico e às consultas pré-natal realizadas pela gestante, o que tranquilizará a equipe médica na hora do parto. Já no dia 6 de junho, às 9 horas, acontecerá a primeira recepção às gestantes que entraram no terceiro trimestre da gravidez e estão realizando o pré-natal na rede municipal. De acordo com a enfermeira Michele, será o momento em que elas conhecerão os obstetras, a sala de parto e a maternidade. “Isso trará mais segurança para a futura mamãe. Queremos que elas recebam um atendimento especial, desde que entrem no hospital, passando pela recepção, até chegar à obstetrícia, sanando todas as suas dúvidas. Isso fará com que elas se sintam acolhidas e seguras para terem seus bebês no hospital”, explica a coordenadora da ESF.

O prefeito fechou a reunião destacando que todos estão envolvidos para que o número de partos efetuados por mês no HCV seja aumentado de 70 para 120. “Estamos reafirmando nosso compromisso com o atendimento ao pré-natal, colaborando para que o município se torne referência em atendimento às gestantes. Acreditamos que a partir deste cronograma de trabalho, conseguiremos aumentar a cobertura das consultas no pré-natal e incentivar as futuras mamães a darem à luz no Hospital de Viamão.” 

Saiba mais:

         Diante da crise que abalou o Hospital de Cardiologia Viamão (HCV), o superintendente procurou o prefeito em fevereiro deste ano para buscar soluções para baixar os custos. Na época, foram externadas algumas alternativas, como regionalizar os partos em Alvorada e os atendimentos de traumatologia e neurologia em Viamão, mas Pacheco não via a alternativa de não nascer mais crianças no município com bons olhos. A partir daí foi firmado um acordo entre o Estado, Hospital e Município para que o processo fosse revertido e dobrasse o número de partos no HCV.  

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.