Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,58
Notícias
Principal   Notícias
 
25/05/2017
› Palestras e homenagem marcam a 15ª Semana de Museus

“Naquele tempo havia um homem lá. Ele existiu naquele tempo. Se existiu, já não existe. Existiu, logo existe porque sabemos que naquele tempo havia um homem e existirá, enquanto alguém contar sua história”, Agnes Heller (1993, p. 13).

Em comemoração à 15ª Semana de Museus, a Secretaria Municipal de Cultura, preparou diversas atividades na manhã desta quinta-feira, dia 25 de maio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus.

O secretário de Cultura, Luciano Alves, deu as boas-vindas e salientou a importância do projeto “Cultura na Escola”, de manter vivas as memórias de Viamão. “É necessário conscientizar a população, através da educação. Precisamos despertar o sentimento de amor pelo patrimônio no indivíduo, ensinar a valorizá-lo, mostrar sua importância para a sociedade. Assim, os bens culturais passam a ter um significado na vida do homem.”

Os participantes puderam reviver a história da Lomba Tarumã e das Trincheiras Farroupilha, contadas pelo professor Cédio Antonio dos Santos, que ainda retratou as aulas de campo onde incentiva os alunos a conhecer mais a história da nossa cidade. Ao se reunirem para um coffee-break, foi a vez de homenagear o historiador viamonense Waldir Rodrigues e, logo após, a viagem ao tempo ficou por conta do palestrante Getúlio Xavier Osório, da Fundação de Arte e Cultura de Gravataí. Para encerrar as atividades, todos puderam prestigiar a mostra fotográfica e exposição de objetos do projeto “Uma Viagem pelo Tempo” – no Departamento de Memória Francisco Bitencourt Valmor Andrade Neves.

Projeto Cultura na Escola

Consiste na visita guiada de uma escola ao Departamento de Memória Cultural, localizada junto ao Centro Municipal de Cultura e Esporte, visita ao museu e a pontos históricos e turísticos do Município, valorizando os marcos do município, a importância das bicas, a importância política e cultural da cidade, bem como a sua colonização.

 

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.