07/06/2017
› Secretaria de Saúde capacita novos visitadores do PIM

Entre os dias de 07 a 13 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde estará capacitando os novos visitadores para o programa Primeira Infância Melhor (PIM). A capacitação iniciou hoje e está acontecendo no auditório do Walter Graf.

Os estudantes foram recepcionados pelo prefeito, André Pacheco, pelo secretário de saúde, Luis Augusto Carvalho, pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Rita Cardozo, e pela coordenadora da Estratégia da Saúde da Família (ESF), Michele Galvão.

Dando as boas-vindas, o prefeito ressaltou que o programa envolve Viamão como um todo: “Quando a gente envolve a criança, envolvemos como um todo, a saúde, a assistência social e a educação. Quando executamos programas assim, avançamos muito”.

Na ocasião, o secretário, Carvalho, reforça a importância de atuar na formação da criança e da ampliação do programa: “Acreditamos que atuando na formação, conseguiremos ter bons resultados no futuro destas crianças e os visitadores são peças fundamentais do programa. O PIM é referência no Estado e estamos felizes por ampliar o atendimento às famílias”.

O Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e foi implantada em 2003. Em Viamão, o programa é referência e é desenvolvido pelas secretarias de Saúde, Educação e Cidadania e Assistência Social. Tem como objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

Atualmente o programa atende a região das Augustas e será expandido para a região Monte Alegre. Hoje são 36 visitadores que atuam com as famílias em situação de vulnerabilidade social, através de visitas semanais com o objetivo de ajudar a família no desenvolvimento da criança.

A capacitação está sendo realizada para os estudantes que estão no processo seletivo de estágio. Todos deverão passar pela capacitação e uma avaliação descritiva. Os temas abordados na capacitação são: histórico do PIM de Viamão, processos de trabalho das UBS, rede cegonha, assistência ao pré-natal, perfil do visitador, teorias, rede de proteção, triagem e neo natal, atividades em grupo, metodologias entre outros.

© Copyright Instar - 2006-2017.