Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Notícias
Principal   Notícias
 
28/06/2017
› Projeto de extensão universitária da UFRGS promove mutirões de saúde interdisciplinar

Visando desenvolver vivências que incluem o ensino, a pesquisa e a extensão os alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas da UFRGS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Viamão realizam mutirões de atendimento, um sábado por mês na Augusta Meneguini. A ação inicia pelo acolhimento de enfermagem averiguando o nível socioeconômico e o estilo de vida das famílias atendidas; verificação de pressão arterial sistólica (PAS), peso, altura, indicie de massa corporal (IMC), orientação nutricional e controle de diabetes. Os estudantes de odontologia, por sua vez fazem a orientação quanto à saúde bucal e, quando a pessoa precisa, realizam o tratamento odontológico.

Para o secretário de saúde, Luis Augusto Carvalho, o projeto é importante para a região: “Além de proporcionar o saber acadêmico dos alunos da UFRGS, melhora a autoestima dos moradores, que mais do que atendimento, necessitam de atenção e cuidados”.

 Já para a Professora Márcia Cançado Figueiredo, é extremamente importante que as cidades abram as portas para parcerias: “O maior beneficiado é a população e a nossa maior gratificação é poder vivenciar o ensino e a prática com os nossos alunos”.

Saiba mais:

Os cursos de formação acadêmica da área da saúde, a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares elaboradas pelos Ministérios da Educação e Saúde, passam a ter como objetivo a formação de profissionais comprometidos com a realidade social, enfocando o processo saúde-doença em todas as suas dimensões e manifestações, considerando o cidadão, a família e a comunidade, integrados à realidade epidemiológica e social. Para que isto possa ocorrer, o desenvolvimento de mutirões em saúde interdisciplinar é importante. 

Resultados:

Entre 2012 e 2016, 1.232 pessoas da região da Augusta foram atendidas. Como característica socioeconômica, 64% viviam com menos 1 salário mínimo mensal, 60%possuíam o ensino fundamental incompleto. Com relação à saúde geral, o índice de massa corporal de adultos e idosos demostrou que 35% das pessoas são saudáveis, 20% estavam com sobrepeso e 45% com obesidade. 35% dos adultos apresentaram ausência total de dentes e mais de 70%, com mais de uma lesão de cárie.

 

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.