Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,33
Notícias
Principal   Notícias
 
03/07/2017
› Professores da rede municipal e estadual recebem formação sobre drogas

A segunda formação para professores do projeto “Galera Curtição Viamão” foi realizada nesta segunda-feira, dia 3 de julho, no auditório do Centro de Formação Walter Graf. Participaram desta etapa, cerca de 100 profissionais da área da educação e da saúde. O secretário de Educação, Carlos Bennech, abriu o encontro, e ressaltou a importância de abordar esses assuntos em sala de aula. “O uso abusivo do álcool e de outras dependências químicas destrói famílias. Queremos levar estes assuntos para serem discutidos numa linguagem que os estudantes entendam”, explica Bennech.

O prefeito, André Pacheco, falou que é papel da educação propiciar conhecimento para o jovem poder fazer a sua escolha. “É um tema muito polêmico, mas não podemos fechar os olhos. A droga está em todo lugar. Temos que deixar nosso jovens informado para que faça uma escolha consciente”, ressalta.

A psicóloga e especialista em Saúde Coletiva, Márcia Colombo, iniciou a formação conceituando droga. “Droga é toda substância que altera a consciência, a percepção e causa dependência. Pode ser lícita, como tabaco, álcool e medicação, ou ilícita, como crack, maconha, cocaína e outras”, completa. Márcia destacou que hoje o uso de drogas é muito complexo e que na abordagem em sala de aula devem ser considerados todos os âmbitos.   

Márcia apresenta dados da pesquisa do Senad/Cebrid, na qual o álcool é a droga que atinge um maior número de pessoas – 12,3% da população são dependentes. Seguida pelo tabaco – 10,1% (da população é dependente). Das drogas ilícitas, a maconha causa dependência em 1,2% da população, seguida pelo crack e similares – 0,8%. “Outra pesquisa, aponta que o primeiro contato com as drogas acontece aos 13 anos, onde 59,3% fazem uso do álcool, 8,1% usam inalantes, 17,9% têm contato com o tabaco. Aos 14 anos, 5,8% experimentam maconha. E, aos 15 anos, 2,8% dos jovens buscam cocaína e, 0,7% usam crack. Quanto mais cedo o uso de drogas, maior o risco de desenvolver dependência.”

A segunda tarefa será lançada terça-feira, dia 4, no site www.galeracurticao.com.br/viamao

 
 
 

 

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.