11/07/2017
› Primeira Balada Segura em Viamão aborda 82 veículos

No final do mês de junho, Viamão aderiu ao programa “Balada Segura”, do Detran-RS e a primeira ação aconteceu na última sexta-feira, dia 7 de julho, das 23 horas às 3 horas do dia 8 de julho. Nessa noite, agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte de Viamão (EPTV), Detran e Brigada Militar abordaram 82 veículos. O objetivo principal do Balada Segura é diminuir o índice de acidentalidade, conscientizando motoristas a dirigir com segurança. Segundo estimativas da ONU, o álcool está presente em mais da metade dos acidentes com mortes.

Foram 29 autuações de infrações diversas, oito das quais por embriaguez. Seis veículos foram recolhidos a depósito por razões administrativas e um por crime, por ser clonado. O condutor desse veículo foi conduzido à delegacia para averiguações. Outros 11 veículos deverão apresentar correções de irregularidades no prazo previsto em lei. Na operação, foram efetuados 77 testes etilômetros, sendo três condutores autuados pelo teste e oito condutores autuados por embriaguez. Cinco motoristas foram autuados por recusa ao teste de etilômetro.

A primeira ação no município foi acompanhada pelo diretor institucional do Detran/RS, Luciano Ribeiro, responsável pela área de fiscalização do Detran/RS, e pelo diretor-presidente da EPTV, Paulo Schwartzhaupt. O Balada Segura consiste em blitze de fiscalização e educação tanto em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, como em roteiros/itinerários de deslocamento para festas e eventos, visando a combater, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados.

Hoje, são 30 municípios que aderiram ao programa, mais de 51% da população do Estado. Desde que entrou em vigor, de acordo com os dados do Detran, mais de 150 mil infrações foram contabilizadas no Rio Grande do Sul. De setembro de 2011 até abril de 2017, foram efetuadas 5.394 blitze, com 347.729 veículos abordados. Destes, 74.703 foram autuados e 19.935, recolhidos. No período, foram realizados 325.938 testes etílicos, sendo 9.424 foram autuados pelo teste.

© Copyright Instar - 2006-2017.