14/07/2017
› Na pausa das aulas, professores trocam experiências e aprendem novos saberes

O período de recesso escolar é sinônimo de troca de experiências e novos conhecimentos. Isso porque quando os alunos estão em férias, é o momento em que os professores param para planejar o próximo semestre, conhecem os projetos das outras escolas e aprendem novos saberes. A Jornada Pedagógica de Inovação 2017, que acontece de 17 a 21 de julho em toda rede municipal, de acordo com o secretário de Educação, Carlos Bennech, é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade. “A jornada tem o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas.”

O tema deste ano é Inovação e, para o secretário, é um convite para evidenciar práticas educativas na perspectiva das diversas linguagens e áreas do conhecimento. “No caminho para a inovação, é necessário que façamos novas construções sociais, com alianças entre os setores da sociedade, Poder Público, universidades e comunidade em geral. Devemos refletir sobre o que é inovação no contexto educacional, qual a intencionalidade da educação e a necessidade de mobilização de todos – alunos, professores e comunidade”, encerra Bennech.

O processo de inovação na rede municipal de ensino começou com a EMEF Zeferino Lopes de Castro, em agosto de 2013, com a parceria da Fundação Telefônica/ Vivo, no projeto Escolas Rurais Conectadas. Para a implementação desse novo projeto, a formação e assessoria do Instituto Tear de Inovações foi imprescindível.

Hoje, a EMEF Zeferino é referência em inovação e possui reconhecimento do MEC. Em 2016, a Secretaria Municipal de Educação (SME) expandiu o processo para outras oito escolas que já possuíam um trabalho diferenciado em suas práticas pedagógicas. O objetivo agora é plantar a sementinha da inovação em outras escolas. “Pretendemos, a partir desta jornada, oportunizar às escolas a reflexão sobre suas práticas pedagógicas e descobrirmos novas sementes de inovação”, encerra Bennech.

© Copyright Instar - 2006-2017.